Título_Da_Série_Symbiosis,_Renascer_Roberta.jpg

projeto symbiosis

desde

2007

O projeto Symbiosis vem acontecendo desde meados de 2007 e consiste numa série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em copas de árvores e vegetações em diversos espaços de cidades, comunidades, áreas verdes, florestas, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação.


Como se sabe, Simbiose é um termo da ecologia que designa uma relação entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes, nos quais ambos tem ganhos nesta relação. E é dessa forma que a simbiosi, aqui proposta, ocorre. Dois entes: imagem e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma árvore observadora.


A proposta deste projeto vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, e leva ao extremo o nome que o designa, propõe-se a fazer uma simbiose com o local onde transita, geralmente beiras de rio de comunidades ribeirinhas amazônicas no Estado do Pará, da ilha do Combú, Murutucu e outras localidades. É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa.

  • Preto Ícone Instagram
 
Symbiosis - Arte e Natureza na Amazonia.jpg
submersos1.jpg
Submersas 2019.jpg