top of page

7ª Mostra SP de Fotografia


De uma margem à outra, projeto Symbiosis de Roberta Carvalho na 7ª Mostra SP de Fotografia

No início da noite deste sábado, a 7ª Mostra SP de Fotografia apresentará o projeto Symbiosis da artista paraense Roberta Carvalho, que consiste em uma série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em árvores ou vegetações, no espaço público da cidade e localidades, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação. É o resultado de vivências realizadas na Ilha do Combú (PA) em colaboração com a comunidade local, ribeirinhos desta ilha que se localiza do outra lado da cidade de Belém.

Nesta ação, muito mais do que feições projetadas nas árvores, a proposta é trazer este olhar ribeirinho das margens de um rio vivo, espontâneo e presente na vida das pessoas ao seu redor, para as margens do Rio Verde, um rio tapado, oprimido pelo crescimento urbano, localizado aproximadamente nas imediações de onde ocorrerá a projeção, na rua Harmonia. Tal como este rio, centenas de córregos e rios de São Paulo vivem esta situação.

Ao deslocar este trabalho para este espaço, criamos este diálogo entre as margens destes rios que coexistem entre ausência e presença, vida e morte, presente e passado. São olhares que se cruzam de uma margem à outra.

Roberta Carvalho (PA), é artista visual. Vive entre Belém e São Paulo. Desenvolve trabalhos na área de imagem, intervenção urbana e vídeo arte, sendo vencedora de diversos prêmios, entre eles o Prêmio Diário Contemporâneo e Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais. Seus trabalhos integram acervos como o do Museu de Arte Contemporânea Casa das 11 Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará. Participou de diversas exposições, entre elas: Paraty Em Foco, Vivo Arte.Mov, Projeto Grande Área Funarte, Festival Visualismo, Future Gallery Adidas/ SP, “Portas abertas Doc Galeria” e Periscópio - Zipper Galeria. É Idealizadora do Festival Amazônia Mapping, iniciado em 2013 com segunda edição em 2016.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page